24 novembro 2007

O Bolo do Gustavo


Aqui está Cláudia! à falta de fotos de melhor qualidade (de que fiquei eternamente à espera - LOL) aqui ficam estas a servir de ilustração ao bolo do Gustavo.

A receita, escusado será dizer, não é nova... é do é do Bolo de Laranja da D. Dade. que vou repetindo a pedido dos aniversariantes.

A ideia não foi fácil de concretizar.... A ideia era fazer uma praia com o oceano no horizonte. Um acidente de forno fez-me recorrer à imaginação e transformá-la numa ilha.

A receita do bolo fi-la a dobrar:

O 1º Bolo: serviu de base
O 2º Bolo: foi recortado de forma a "construir" a ilha

No mesmo tabuleiro em que cozi a massa do bolo coloquei a "ilha" preenchendo o resto do tabuleiro com gelatina azul (OETKER / sabor tuti-fruti - foi a única que encontrei). no mar coloquei toda a espécie de gomas: golfinhos, tubarões, orcas, polvos, peixes.

Para que a fauna marinha ficasse a diferentes níveis de profundidade, a preparação da gelatina obedeceu a critérios diferentes dos habituais. Ou seja, em vez de acrescentar água fria à gelatina previamente dissolvida em água quente, juntei gelo. o que acontece é que a gelatina solidifica parcialmente permitindo alternar camadas de gelatina e gomas sem que as gomas subam à superficie.

Depois de totalmente solidificada a gelatina montei a base do bolo. Como poderão ver parte da gelatina quebrou nas bordas. Asneira minha... a gelatina não encolhe mas o bolo sim. Para quem se aventurar a fazer bolo semelhante, o tabuleiro utilizado para fazer a montagem da gelatina deverá ser ligeiramente inferior ao utilizado para cozer o bolo.

Dado o 2º acidente, havia que minimizar os estragos. Resolvi então recriar areia triturando bolcha, acrscentando gomas em fora de búzios e conchas que os miúdos tanto gostam de apanhar na praia.

Para a restante decoração fiz massapão.

A coisa não correu tão bem como esperado, mas para primeira experiência o saldo foi positivo. A conjugação com a gelatina é fantástica (para quem gosta de gelatina claro), especialmente com o calor de Agosto! Um bolo fresco, saboroso e divertido.

PS. Tinhas mesmo razão Cláudia.... Vão lá uns meses!


3 comentários:

Anónimo disse...

FUTURA MAMA GOSTEI GOSTEI
ATE QUE ENFIM
CLAUDIA

Ingryd disse...

Adoreeeeeiiiii!!!
Com amor, feito com amor... a gente consegue perceber...

Ingryd disse...

aMei mesmo
dah para ver que foi feito com amor....
beijinhos
Ingryd
http://portalingryd.blog.terra.com.br/mesa