- Bacalhau
- Azeite
- 2 Cebola
- Alho (a gosto)
- Salsa
- 1 Tomate grande
- 1 Pimento Vermelho (ou Verde se preferirem)
- Sal e Pimenta Preta q.b.
- Malagueta (ou picante)
- 1 pacote de natas
- Queijo mozarela
- Farinha
- Lasanha - De preferência fresca (feita em casa ou comprada) cozida em água salgada (água a ferver em lume brando, aumentando-se o lume quando se põem as placas). Se for seca, não esquecer de molhar as placas antes para não se pegarem durante a cozedura
Modo de Preparação:
Coze-se o bacalhau, lasca-se e reserva-se a água da cozedura. Deita-se azeite, cebola e alho picados num tacho, ao qual se juntam as lascas de bacalhau depois das cebolas amolecerem. Depois do bacalhau tomar o sabor do azeite, acrescenta-se salsa picada e um pouco de tomate picado e o pimento cortado em pedacinhos, temperando-se de sal (tendo em conta o sal do bacalhau), pimenta e a malagueta (ou uma gota de picante). Deixa-se apurar.
Faz-se um molho velouté: deita-se manteiga e azeite num tacho, ao qual se junta um pouco de farinha depois da manteiga se ter derretido. Acrescenta-se em seguida água de cozer o bacalhau até se obter um molho espesso.Junta-se o molho velouté com o refogado de bacalhau, polvilhando com salsa (ou manjericão).
Unta-se um tabuleiro com um pouco deste recheio, sobre o qual se põem placas de lasanha (cozidas) e, em seguida, um pouco de recheio. Vão se repetindo estas camadas até terminar o recheio.
Por sobre a última camada - que deve ser de recheio - um pacote de natas ou queijo mozarela.
Leva-se a forno médio/alto durante 15 a 20 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário